Prefeitura de Quirinópolis não mais realizará a coleta de resíduos de saúde


Conforme noticiado no site da Prefeitura Municipal de Quirinópolis, neste dia 18 de março, a partir do dia 1º de abril deste ano, a prefeitura não mais realizará a coleta e destinação final dos resíduos de saúde. Com base nas Resoluções CONAMA 358/2005 e RDC 306 de 07 de Dezembro de 2004 da ANVISA, a prefeitura municipal deixará de coletar os resíduos de saúde e atribuirá esta função aos respectivos estabelecimentos poluidores: clínicas médicas e veterinárias, consultórios odontológicos, farmácias, hospitais e laboratórios.

O que se observa é que a coleta até então realizada, acontecia de forma a não atender a legislação vigente, a começar pela falta de acondicionamento adequado, principalmente de resíduo tipo E (agulhas e seringas) por parte das empresas e estabelecimentos poluidores. É de conhecimento público (basta fazer uma visitinha ao aterro sanitário) que a disposição de materiais perfurocortantes (agulhas, seringas) muitas vezes é feita em sacos de plástico comum, caixas de papelão e até em garrafas pet. Ao serem despejadas, muitas embalagens se rompiam deixando-as expostas e gerando riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

Outro problema sério é a total falta de gestão de resíduos de saúde nos hospitais, onde a disposição dos resíduos líquidos (sangue, fezes e urina de pessoas doentes) é descartada diretamente na rede de esgoto, na maioria das vezes, sem tratamento prévio para inativação de agentes causadores de doenças. O que coloca em risco a saúde da população, dos animais e prejudica o meio ambiente, já que o tratamento realizado na ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) não inativa qualquer microorganismo.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária, tem com dever legal, e obrigação moral fiscalizar e tomar todas as providências cabíveis, para evitar que o resíduo dos serviços de saúde do município de Quirinópolis continue sendo inadequadamente descartado colocando em risco a saúde da população.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei seu post, ja tinha até comentado com o Reyle, a Possibilidade de incluirmos no Simbio de 2010 um mine curso que tivesse informações sobre as destinações destes residuos.

Aline Lara Snake disse...

Ameiiiiii!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário

O amor é lindo... e que seja eterno!