Reflexão: O PROFESSOR COMO INVESTIGADOR DE SUA PRÁTICA

Trecho extraído do artigo: O PROFESSOR COMO INVESTIGADOR DE SUA PRÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO POSSIBILIDADE.


By: Anelise Pieniz Lunge e Cíntia Muller Angulski

(Leia ou faça o download do artigo completo - Artigo 1)


“Atribui-se ao Ensino Superior, o papel de estabelecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão, indissociáveis na formação docente. O estímulo e incentivo na busca da produção científica, numa constante atualização do que está sendo produzido na área, tornam-se fundamentais, bem como, o incentivo à produção dos alunos, como pesquisadores de sua prática. Neste sentido, reforça Vaz (2002), quando diz que “todo professor ou professora deve ter em sua atuação a dimensão investigativa, tornando os elementos de sua prática objetos de análise e reflexão”. (p.97) O Estágio Supervisionado, nesta perspectiva, permite ao aluno uma formação “investigativa e reflexiva” estimulando o desenvolvimento de uma práxis integradora com o ambiente escolar. Estimulando por sua vez, o desenvolvimento de responsabilidades e iniciativas bem como, a organização pessoal, a criatividade e a ação em diversas situações, quando os mesmos se encontram nos campos de estágio. Não sendo capazes de relacionar teoria e prática, esses alunos não conseguem ressignificar o processo ensino-aprendizagem, e acabam reproduzindo modelos inaplicáveis ao momento vivenciado”.

Comente o texto e descreva sucintamente como você poderia poderá desenvolver seu Estágio Supervisionado de forma investigativa e reflexiva.

Prazo: até 24/03/2010.

Prazo de postagem, avaliativa encerrado dia 25/03/2010 às 18:35h

17 comentários:

Anônimo disse...

Estar em contato direto com o ambiente escolar nos permite verificar a essência do mesmo, bem como a existência de problemas e suas gravidades. É "mister" para o estágio sua presença nesse meio, portanto ao longo deste período letivo pretendo me inteirar ainda mais na problemática da instituição de ensino na qual realizarei meu estágio de modo a captar todas as orientações e dicas de minha orientadora de estágio eleita e conseguir levantar soluções plausíveis e/ou cabíveis de serem aplicadas de acordo com a abertura da unidade de ensino. Realizar um trabalho sério, devotado doando tudo o quanto for possível de mim e realizar um aproveitamento de cerca de 98% (percentis).
Obrigadim Jú e Att +
Fui, Poly

Anônimo disse...

O texto nos mostra que os docentes devem motivar os academicos para tornar profissionais capazes e interessados em busca de mais conhecimento e a pratica e segurança para atuar como professor, relata que as duas disciplinas pratica de ensino e estagio caminham juntas e completam entre si.
Na minha opinião mesmo que o académico não queria tornar-se um professor mais estiver traçados seus objetivos e comprometimento com suas tarefas fará um otimo estagio e estara aplicando o melhor de si, caso um dia vier trabalhar como professor saberá quais recursos disponiveis e como usa-los para ser um excelente profissional.
ate mais.
postado por maxsuel!!

Anônimo disse...

De acordo com o presente artigo estar instigando a si mesmo e pesquisar para ir além do que se imagina , estar presente no cotidiano escolar ,estimulando a não alienação, não devendo ser manipulados, e é a partir da reciprocidade, a interligação entre prática de ensino com estágio supervisionada "a teoria e a prática", a essência esta no interesse de cada um , ser capazes de tentar pelo menos. Tirar proveito de tudo um pouco e saber conciliar a pratica com a teoria e ir gradativamente, aprendendo com a . Ter objetivos e vencê-los.Para mim estagio foi uma grande barreira e quero vencê-lo e aproveitar ao máximo os erros e melhorar os acertos se doar com amor gostando ou não mas tendo objetivos de chegar e vencer, sendo assim se tornando uma profissional que se destaca entre tantos.Att,
Camila Cristina

Anônimo disse...

Com certeza as atribuiçoes ao ensino superior referidas são,sem duvida coerentes. O estagio supervisionado em docência deve permitir uma visao ampla da vida do professor e seu papel social. Frente a realidade o formando reconhece a necessidade de inovação e criação de novos métodos que facilitem o processo "ensino aprendizagem", ou seja, a formação investigativa e reflexiva. Vivenciar a realidade educacional deretamente capacita os estagiarios a se tornarem profissionais aptos a exercerem a pratica para qual estão se formando.
faloo... Carla biologia é demais...

Anônimo disse...

Este artigo nos mostra como é importante que as disciplinas de estágio e de prática de ensino caminhem juntas para a formação de um profissional qualificado, capaz de transmitir seus conhecimentos de forma clara e objetiva e acima de tudo chamar a atenção dos alunos. Não basta o professor fazer uma excelente aula em seu estágio e não saber como lidar com as diversas situações que no decorrer de sua carreira ele irá encontar. Por isso o professor deve unir as duas disciplinas para que ele não seja pego de surpresa posteriormente.Eles devem aprender a estimular seus alunos, ensiná-los a pensar, para que sejam cidadãos capazes de lutar por seus direitos e defender suas idéias perante as intempéries da vida.Muitas pessoas juram que não irão dar aula após se formar e acabam não dando imnportância para tais disciplinas (estágio e prática de ensino), mas quando se formam lá estão eles perante a sala de aula e não sabem como agir diante das diversas situações que encontraram.
Postado por valéria

Fabrine Morete disse...

O Estágio Supervisionado no Ensino é uma condição oferecida ao acadêmico do curso de licenciatura para a obtenção da licença para o exercício profissional através da supervisão de um professor experiente, assim possibilita o estagiário melhor oportunidade de autoconhecimento didático, pedagógico e interação entre professor-aluno. Para que todos esses objetivos sejam realizados estarei esforçando ao máximo para realizar um bom trabalho, para que o conhecimento que construi e adquiri na universidade seja levado á toda comunidade.

4°BIO

Miller disse...

Se torna muito importante indentificar o que está acontecendo no ambiente escolar, fortacecendo e melhorando os aspectos da aprendizagem, o estágio como papel de investigação, permite que possamos analisar e melhorar pontos que a escola tem necessidade que seja melhorado, e não estejamos na escola para cumprir uma carga horária que nos foi estabelecida...ok

Miller Mendes...

Anônimo disse...

O Estagio Supervisionado permite que nós licenciando possamos conhecer a rotina da escola e como é o cotidiano do professor, tendo assim uma visão mais próxima da realidade escolar, incluindo os problemas comuns da escola. Nesse período o acadêmico tem a oportunidade de colocar a teoria prática.No estágio pretendo participar das atividades da escola, das reuniões pedagógicas e organização de eventos, podendo assim interagir com a comunidade escolar. Aprender como preparar uma aula de forma criativa para facilitar o processo de ensino-aprendizagem; aperfeiçoar o trabalho em equipe, uma vez que o ensino escolar é resultado do trabalho coletivo entre professores e outros membros da escola. Assim, estarei preparada para dar aula e assumir o papel do professor que é passar o conhecimento, formar cidadãos críticos, preparando-os para a vida social e profissional.

Cleidiane Miranda de Castro

Anônimo disse...

O presente artigo nos mostra que a disciplina do estagio supervisionado é relevante na formação de novos profissionais na educação, pois é nele que os acadêmicos vão entrar em contato direto com a realidade do ambiente escolar em questão, e será identificado as verdadeiras possibilidades dessa escola. E como o próprio artigo diz:'' Não sendo capazes de relacionar teoria e prática, esses alunos não conseguem ressignificar o processo ensino-aprendizagem, e acabam reproduzindo modelos inaplicáveis ao momento vivenciado'', e para que isso não aconteça o estágio é de fundamental importância, pois possibilita que o aluno tenha uma formação “investigativa e reflexiva”, procurando novos conceitos e maneiras de dar aula, o que leva a desenvolver responsabilidades e iniciativas nos próprios aluno, levando a eles ter uma organização pessoal, criatividade e a ação.
Acadêmica: Aniele

Anônimo disse...

O presente artigo nos mostra que a disciplina do estagio supervisionado é relevante na formação de novos profissionais na educação, pois é nele que os acadêmicos vão entrar em contato direto com a realidade do ambiente escolar em questão, e será identificado as verdadeiras possibilidades dessa escola. E como o próprio artigo diz:'' Não sendo capazes de relacionar teoria e prática, esses alunos não conseguem ressignificar o processo ensino-aprendizagem, e acabam reproduzindo modelos inaplicáveis ao momento vivenciado'', e para que isso não aconteça o estágio é de fundamental importância, pois possibilita que o aluno tenha uma formação “investigativa e reflexiva”, procurando novos conceitos e maneiras de dar aula, o que leva a desenvolver responsabilidades e iniciativas nos próprios aluno, levando a eles ter uma organização pessoal, criatividade e a ação.
Acadêmica: Aniele

Taianne disse...

Olá, ao ler este artigo percebi o quanto é importante as disciplinas de estágio e prática de ensino para o nosso aprendizado. A importância de estar estagiando, conhecendo a escola e os alunos para melhor nos aperfeiçoarmos na nossa profissão. Creio que passando por esse processo podemos lidar melhor com a escola e os alunos e possamos melhorar nossas maiores dificuldades que ocorrerem neste período, para conseguir um resultado melhor futuramente...by: Taianne Araújo

Anônimo disse...

o estágio supervisionado é sem dúvida, uma via de acesso importantíssima rumo a uma formação docente sólida e positiva, uma vez que nós alunos aprendemos dentro do contexto escolar, vivenciando as mais diversas situações cotidianas.
Mais como o próprio texto diz, a função do estágio é muito mais do que formar professores didaticamente corretos, é necessário formar profissionais da educação que tenham em si interesse constante em ensinar e principalmente em aprender com seus discentes.
Pretendo continuar meu estágio nessa segunda etapa, buscando aumentar ainda mais meus conhecimentos e mais do que isso e melhorar cada vez mais minha postura como professor buscando alternativas para tornar minhas aulas dinâmicas e satisfatórias por parte dos alunos.


Autor: Fernando Andrade

Anônimo disse...

O Estágio Supervisionado tem como finalidade contribuir para o aprofundamento teórico-prático do
estudante na área profissional em que o curso está inserido. Somente vivenciando situações na escola campo, que o acadêmico tem noção da realidade, ou seja, percebe que nem tudo é perfeito como se aprende que deve ser, na universidade. Independente da modalidade em que eu for estagiar este ano, pretendo me inteirar com os assuntos pertinentes à escola e principalmente à sala de aula... onde provavelmente desenvolverei aulas práticas intercalando-as com as teóricas, com vários recursos didáticos visando um maior aproveitamento e rendimento dos alunos.

Postado por Daiana de Oliveira :*

Anônimo disse...

De maneira bem interativa devemos trazer curiosidades pra esses alunos, como peças tetrais, palestras pra sair um pouco da educação rotineira que temos e tivemos quando estavamos no Ensino Medio, com isso ganharemos a atenção de todos, tendo a chance de mostrar todos os conteudos proposto pelo professor e da escola campo, mostrar a eles de são capazes de nos ajudar a fazer um mundo melhor com as mudanças de habitos de cada um, começando por nós acadêmicos, com essa interação também vamos poder compartilhar com os problemas mais frequentes da escola e tentar trazer alguma solução para este. Bom é isso ai depois tu verás tudu acontecer Ju, bju Renan

Renan disse...

De maneira bem interativa devemos trazer curiosidades pra esses alunos, como peças tetrais, palestras pra sair um pouco da educação rotineira que temos e tivemos quando estavamos no Ensino Medio, com isso ganharemos a atenção de todos, tendo a chance de mostrar todos os conteudos proposto pelo professor e da escola campo, mostrar a eles de são capazes de nos ajudar a fazer um mundo melhor com as mudanças de habitos de cada um, começando por nós acadêmicos, com essa interação também vamos poder compartilhar com os problemas mais frequentes da escola e tentar trazer alguma solução para este. Bom é isso ai depois tu verás tudu acontecer Ju, bju Renan

Léa disse...

Oi professora vc está aceitando ainda o comentario que era para ser postado até dia 25.Pois eu postei o meu dia 26 e não foi aceito.Mas vi que há comentário postado dia 27.Léa

Laudiano disse...

O artigo vem nos mostrar que, pra ser um grande profissional na area de docência, precisa-se de muito esforço e dedicação do próprio. O estágio supervisionado vem na vida do acadêmico como se fosse um desafio, onde ele vai poder vivenciar não somente o trabalho teórioco, mas sim todo o procedimento prático vivenciado naquele momento, mesmo para aqueles que nao seguirão adiante com a carreira de docente, eles guardarão esse período como um, de muitos conhecimentos, onde com certesa lhe ajudará a crescer como um grande profissional. Esse período me fez crescer bastante, onde pude perceber que o professor carrega uma grande responsabilidade em suas mãos, e precisa realmente de muita dedicação e esforço, espero que todo esse período seja bem aproveitado onde quem sabe futuramente, mas bem futuramente poderemos ser parceiros nesta area.

Muito obrigado Ju... Laudiano Alves Vieira

Postar um comentário

O amor é lindo... e que seja eterno!