Gotas da Questão

By: Silvio Ricardo Carvalho

Educador ambiental e Geógrafo

Devo me perguntar, um dia após o outro, se a evidência de que caminhamos para um rumo incerto está em nossos passos desastrosos ou nos desastres passados... Creio que responder esta questão está no dia a dia, em nosso quotidiano e todas as atividades que possamos desenvolver e até mesmo não. Os dias existem e a eles destinamos nomes, números e significados, para que possamos separar e fragmentar o espaço tempo. Existem dias pra tudo! E eis que então criamos o dia especial para a água, sim para a água! Este bem natural que deu início aos nossos dias... Um fato, mas longe de ser uma realidade!

Comemoramos assim, no dia 22 de março de cada ano, o dia mundial da água, um dia muito especial para nos lembrar o valor deste mineral valiosíssimo em nossas atividades. Em nossa amada Quirinópolis, como em vários outros lugares do mundo, creio, esta data passou desapercebida por quase todos: escolas, municípios, autoridades, entidades e tenho que dar um destaque especial a SANEAGO, a empresa de saneamento de água de nosso estado. Não vou entrar no mérito da discussão, mas incito você que ler a questionar o seguinte: a água cai das nuvens limpa, entra em contato com a terra e tudo que nela existe e assim passa por um certo tipo de, digamos, impurificação. Mas em seu caminho, ela passa por processos de purificação, através da infiltração no solo, que a filtra e devolve, através do lençol freático às nascentes, rios, córregos, lagos e reservatórios subterrâneos. Dentro deste ciclo, o papel das árvores é imprescindível, pois protegem a terra, os mananciais e as margens dos fluxos de água, além de suas raízes desempenharem a função de abrir espaços no solo para que a água encontre um caminho rápido até os lençóis e reservatórios subterrâneos e também absorver parte desta água e devolver as nuvens através da evapotranspiração. Sendo assim, com tudo em equilíbrio, ela deveria sair da nascente limpa e deste modo chegar as torneiras de nossas casas ainda limpa. Mas não é a realidade, a água sofre inúmeras contaminações originadas pelas atividades humanas predatórias contra a natureza: desmatamento, agrotóxicos, adubação, etc. E ai então devemos nos perguntar: a água não deveria sair da nascente e chegar até a nossa torneira ainda limpa? Deveria sim, mas não dá lucro! Qualidade de vida não gera rendimentos aos detentores do poder! Quem dirá votos.

Não posso deixar esta data, vital na hora do planeta, neste exato instante, sem menção real e verdadeira. A água não merece destaque somente um dia, ela não para jamais. Está ai a incontáveis anos servindo o propósito da vida, desde os tempos remotos, na mesma quantidade, em uma constante permuta entre o céu e a terra. Bebemos a mesma água que os dinossauros beberam, ela corre em nosso corpo na mesma proporção que está na superfície da terra. Nasce aqui em nossa cidade e não para no oceano e pela água estamos em contato com os quatro cantos da terra em um só redondamente. Sendo assim, beba água sempre e jamais esqueça que a vida é mais que um cifrão na conta bancária. É algo que se fortifica pela beleza natural dos pequenos detalhes que ela nos apresenta dia após dia, a cada nascer do sol. Viva o dia da água, viva a vida da água, acredite na hora do planeta nas gotas do seu copo d’água e elas terão a capacidade de salvar outras vidas! Se pergunte, pense e faça do seu voto uma atitude pelo bem e amanhã de manhã, encontrará a resposta dentro das gotas de seu copo de água... Água pela vida e vida para a ÁGUA!


2 comentários:

Unknown disse...

Adorei este artigo e quando el diz que a agua não merece somente um dia de atenção concordo plenamente pois são todos os dias que ha utilizamos.
By Daiane

Unknown disse...

A água pode sobreviver sem os seres humanos; mas os seres humanos não podem sobreviver sem a água. Pensem Nisso. Luciene 3º Bio.

Postar um comentário

O amor é lindo... e que seja eterno!