Clube da Lulu




Para participar e conhecer melhor o projeto, click em:
http://clubedaluludemais.blogspot.com/

OBJETIVOS
Objetivos Gerais
O objetivo geral do trabalho é promover o desenvolvimento pessoal e social das adolescentes através da reflexão e do aprofundamento de questões da sexualidade, propondo as adolescentes rever e ampliar conceitos e condutas ao lidar com a sexualidade, com conhecimento pleno de seu corpo, de seus desejos e direitos.
Objetivos Específicos
Considerando objetivos mais específicos, o presente projeto pretende:
 Sensibilizar a todas para o entendimento a respeito do corpo feminino, os cuidados e as alterações físicas e biológicas da adolescência;
 Promover discussões amplas e desprovidas de preconceitos sobre sexualidade, mitos, saúde da mulher e relações de gênero.
 Contribuir na formação de pessoas mais autônomas e solidárias, capazes de transformar sua vida pessoal e coletiva;
 Possibilitar que as ações educativas – participativas - preventivas sejam incorporadas pelas adolescentes contribuindo para a valorização da vida, da promoção do autoconhecimento, da auto-estima, da comunicação, de relações interpessoais baseadas no respeito mútuo consigo mesma e com o próximo;
 Possibilitar a implantação e implementação de ações que favoreçam ao conjunto das alunas significar ou ressignificar vivências e posturas no exercício de sua cidadania, na atuação como agentes de mudanças e transformações sociais participando da realização de campanhas, palestras e ações diversas;
 Criar um espaço virtual (Blog) para discussão e divulgação de idéias, relatos e trabalhos artísticos das adolescentes, proporcionando uma interação com outras adolescentes e adultos que freqüentam a Blogosfera.
TEMAS
 Sexualidade e o corpo feminino;
 Higiene corporal feminina;
 Virgindade x mitos;
 Menstruação – com ou sem dor?
 Período fértil e métodos anticoncepcionais;
 Gravidez na adolescência e agora?
 Relações de gênero e homossexualismo feminino;
 Representações sociais da sexualidade, preconceito e homofobia;
 Situações de vulnerabilidade: DST/ AIDS,
 Paternidade e Maternidade Responsáveis.
 Direitos sexuais e reprodutivos da mulher;
 Violência sexual e agressões à mulher.
METODOLOGIA
O Clube da Lulu será composto por adolescentes do sexo feminino com idade entre 14 e 18 anos, freqüentes do Ensino Médio, turno matutino do Colégio Estadual Independência. Ao se inscrever, a adolescente deverá apresentar a autorização por escrita de um dos pais ou responsáveis. O Clube não terá limite de participantes e as reuniões e atividades serão programadas conforme o número de pessoas inscritas. Cada grupo não deverá ultrapassar o número de 20 adolescentes.
Os horários e locais do desenvolvimento das atividades serão planejados conforme a disponibilidade dos professores, adolescentes e da unidade de ensino.
As primeiras reuniões terão como objetivo elaborar o conjunto de regras que todo o grupo deverá seguir. As decisões serão tomadas em conjunto e cada grupo elegerá uma secretária que cuidará dos registros de presença e decisões tomadas. Todas terão igual direito à participação e voz.
Serão realizadas reuniões, debates, discussões, trabalhos em grupo, pesquisas, jogos, dinâmicas e brincadeiras. Também serão propostas atividades extensionistas, que serão organizadas com a participação das adolescentes associadas, como por exemplo: palestras com profissionais da área da saúde, pessoas da comunidade e outros profissionais; reunião com mães para discussão de temas relacionados à sexualidade, campanhas e outros que surgirem.
Para o desenvolvimento do projeto serão utilizados vários espaços e recursos:
• Laboratório de Informática:
Para realização de palestras, pesquisas, debates, interação através de Chats e Blogs. Criação e publicação de artigos e postagens no Blog do Clube.
• Laboratório de Línguas:
Produção de músicas, poesias, dramatizações, visualização de filmes e realização de debates e dinâmicas.
• Biblioteca:
• Pesquisa, produção de textos, cartazes e articulação de campanhas.
Outras ações:
• 1 oficina temática (à escolha das adolescentes)
• 1 campanha, cujo tema será escolhido pelo grupo.
O projeto deverá envolver ainda a comunidade, professores, familiares e trabalhadores em serviços públicos.

0 comentários:

Postar um comentário

O amor é lindo... e que seja eterno!